quinta-feira, 17 de junho de 2010

OFICINA DA CRIANÇA


Em 1981 foi criada, por iniciativa da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, a Oficina da Criança, que tem como objectivo principal valorizar o tempo livre das crianças através de dinâmicas sócio educativas que proporcionem o desenvolvimento da criatividade, promovendo o bem estar das Crianças, criando-lhes Referências e desenvolvendo num clima de afectividade a sua personalidade.
De porta aberta todas as crianças de Montemor-o-Novo procuram e desenvolvem os seus pequenos grandes projectos do Brincar, através de vários ateliers - na Olaria modelam o barro, pintam azulejos; constroem carros, barcos, raquetes de ping-pong na carpintaria. Cozem, Bordam ou aprendem a tecer. Pintam descobrindo emoções e recreando a imaginação. Aprendem a combinar os alimentos nos cursos de culinária. São as novas propostas para a necessidade de continuar as brincadeiras da rua e do pátio da escola.
Porque a oficina é para brincar e as actividades lúdicas são estimuladas na nossa ludoteca... e esta nossa ludoteca é um espaço tão misterioso, que nos convida ao encontro com as nossas fragilidades do crescer e do aprender. Este é o jogo saudável de ser jogado, o jogo com os outros onde a meta é respeitar a regra e onde se desenvolve a auto estima e se aprende na socialização a respeitar a individualidade de cada um.
Canalizamos toda a vitalidade das crianças enquanto brincam para a aprendizagem dos valores da solidariedade, da tolerância e da compreensão entre os povos.
Em tempo de férias, a realização de colónias de férias, passeios ou idas á praia é a possibilidade das crianças contactarem com a natureza e com outros meios, quebrando as rotinas, experimentando a vivência de grupo, e enriquecendo o conhecimento.
Partilhamos o espaço com a comunidade escolar através dos projectos educativos construídos em dinâmicas de parceria onde as actividades de Expressão Plástica são valorizadas contribuindo desta forma para o enriquecimento da comunidade educativa.

1 comentário: