quinta-feira, 17 de junho de 2010

O meu primeiro contacto com a Oficina da Criança.


11/Maio/2007

Oficina da criança

Local: montemor-o-novo-09h às 17h00

Entrámos numa grande oficina, onde os trabalhos são criação exclusivas da criança, o cheiro a papel, a barro, a madeira, a guache, fez-me recordar os meus tempos de infância. Em Setúbal existia um lugar destes no Museu da Cidade, e a minha professora "primária" levava-nos lá todas as 6ªs.feiras.

Quando chegámos, deparámos-nos com um grupo de crianças do 1ºciclo, que tinham acabado de visionar um filme sobre os valores, cujo tema era “A Partilha”. O grupo seguiu para o atelier para a fim de elaborar um moinho de vento, onde as crianças podiam usar a imaginação, colorindo com desenhos, ou simplesmente escrever palavras sobre os valores. Estavam muito concentrados no que faziam, e entre conversas iam falando sobre o filme.

A Oficina da Criança foi criada no dia 8 de Janeiro de 1981, com o objectivo de valorizar as crianças pela criatividade nos seus tempos livres, cuja faixa etária vai dos 6 até aos 13 anos.

A Directora, a Educadora Teresinha, como é chamada, pessoa energética e simpática, foi quem nos recebeu. Eu já a conhecia, do Encontro Nacional de Ludotecas.

“ Arriscámos, partindo do quase nada. Partimos com uma mão cheia de sonhos, e a vontade de que era necessário intervir…”comentário da Ed.Teresinha.

Existem várias áreas, a da pintura de cerâmica, onde pintámos um bonito azulejo “todas as pessoas de Setúbal, pintam sempre um azulejo…” frisou uma das monitoras desta área; a carpintaria; a olaria; a tapeçaria; a cozinha, onde podem combinar os alimentos; a Ludoteca…enfim um mundo de actividades.

Visionámos um filme sobre os 25 anos da “ Oficina da Criança”, onde pudemos ficar com uma ideia vasta do que é realmente o trabalho desta grande equipa.

A equipa é composta por 6 elementos, 3 estagiárias, a educadora social, a educadora de infância, animadora sócio-cultural.

Tem como apoio financeiro a autarquia local. No final do passado ano, tinham o Projecto “ Cidadania e Valores”, onde trabalharam as 12 fábulas de La Fontaine em conjunto com as escolas, e de onde saíram trabalhos de encantar feito com as crianças.

Foi o contexto que mais gostei de visitar, onde pude preencher mais um pouco dos meus saberes para depois transmitir de uma forma mais segura, estes para a criança.

Muito Obrigada!

“Sair dos números das letras, tudo tão certinho, deve saber tão bem, sabe tão bem. Pôr cá fora mais livremente aquilo que sentimos, abre-nos o prazer de ser quem somos.”

Oficina da criança-25 anos


Texto retirado do Diário de Bordo, disciplina Contextos educativos: Prática e Reflexão Pedagógica I Sónia Rijo

5 comentários:

  1. Sónia

    É importante partilhar esta experEriência. A Oficina da Criança é um lugar fantástico que me surpreendeu completamente. Tem fotografias para partilhar com os nossos leitores? Penso que as fotografias são muito ilustrativas do trabalho desenvolvido na oficina.
    Luísa Ramos de Carvalho

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, só tirei fotos na Visita à Associação José Afonso.

    ResponderEliminar
  3. Não. nesse ano visitámos três contextos: A Oficina da Criança, em Montemor; a Questão de Equilíbrio (uma das valências (a escola))que fica em Setúbal na avenida 5 de Outubro, sob a Direcção do Professor Ricardo Martinez e a Associação Zeca Afonso que se localiza na Rua do Mormugão perto da Junta de Freguesia de Sta.Maria da Graça, em Setúbal.

    ResponderEliminar
  4. A oficina da criança fez da minha infância uma infância em que sonhar não era nada! Aquilo era muito mais que um sonho! A liberdade assume-se ali no seu expoente máximo! Fui muito feliz naquele espaço e com as pessoas que lá trabalham...
    depois havia ainda os campos de férias e as idas à praia e viagens a locais fantásticos com actividades que deixam qualquer kinder surpresa a um canto!
    Se fosse da maçonaria e tivesse muito muito dinheiro deixaria sempre ali a minha herança!!!

    ResponderEliminar